blockchain para serviços a clientes

A Telefônica, empresa responsável pela operadora Vivo, usará tecnologia blockchain para serviços a clientes. A partir de uma parceria com a Wibson, ela disponibilizará uma plataforma para que os clientes possam monetizar seus dados de forma segura e eficiente. A implementação do novo sistema entra em vigor após anos de estudos e pesquisas prévias.

Como o blockchain para serviços a clientes será empregado?

Inicialmente, a Telefônica fará um teste no Uruguai com a implementação desta tecnologia para os clientes. Por meio dela, eles poderão escolher quais dados querem compartilhar com a operadora Vivo. E, ao fazer isso, receberão um pagamento no ecossistema Wibson.

Os clientes que venderem seus dados terão uma carteira digital dentro dele. Dessa forma, ao validar as informações comercializadas de forma verdadeira, a empresa os pagará de maneira descentralizada com ativos digitais. Este processo também vai trazer mais segurança e controle dos próprios dados por parte dos clientes. Assim, eles terão mais liberdade e privacidade.

Mesmo sem um panorama de lançamento inicial no Brasil, a perspectiva é que a tecnologia chegue no país em breve. Tanto a Telefônica quanto a Vivo já demostraram interesse em adotar essa tecnologia em território nacional. E agora, trata-se de uma oportunidade ideal para isso.

Outras informações importantes

A ligação da Vivo com o uso do sistema blockchain já vem de tempos. A empresa já adotou essa tecnologia para rastrear sua cadeia de suprimentos de roteadores. Como resultado, o processo logístico de entrega e monitoramento dos aparelhos ganhou mais eficiência e transparência.

Já a Telefônica também adotou medidas com essa nova tecnologia tanto no Brasil quanto em outros países onde se localiza. Nesse sentido, a empresa tem usado esse recurso para aprimorar acordos e processos empresariais e também fortalecer sua própria tecnologia.

Agora a ideia é colocar um sistema descentralizado para atuar não só em prol da empresa, como também dos próprios consumidores. Além disso, a iniciativa de usar blockchain para serviços a clientes também abre espaço para mais facilidade em seus serviços. Nesse sentido destaca-se, por exemplo, questões de identidade digital e rastreamento de ativos.

Ao ser implementada no Brasil, esta será uma iniciativa pioneira dentro das telecomunicações do país. E enquanto a Vivo aplicará o sistema para a venda de dados, a Telefônica será responsável por validá-los e ajudar no andamento de todas as transações. Assim todo o processo será mais rápido e confiável, garantindo que os negócios ocorram da melhor forma possível.

Artigo anteriorInvestimentos em cripto devem ser informados no IR 2025
Próximo artigoCriptomercado brasileiro cresce e vai na contramão da tendência global