hackers roubaram mais de 2 bilhões de dólares em cripto

Um levantamento realizado pela Cointelegraph e compartilhado pela Hacken revelou que hackers roubaram 2 bilhões de dólares em cripto nos primeiros três meses de 2025. Desse montante, 1,63 bilhões foi desviado graças a manobras que possibilitaram o controle de acesso das vítimas. Valor quase iguala o total roubado em 2024, que foi de 2,25 bilhões de dólares.

Hackers roubaram mais 2 bilhões de dólares em cripto: contexto

Os números do primeiro trimestre de 2025 tiveram um impacto significativo devido ao ataque registrado em fevereiro contra a Bybit. Na ocasião, hackers da Coreia do Norte roubaram o equivalente e 1,4 bilhões de dólares, espalhados por 11 mil carteiras. De acordo com a Hacken, essa ação mostrou que nem os maiores players do mercado estão seguros.

Além disso, outros golpes que não envolveram falhas operacionais também tiveram grande impacto no criptomercado. Nesse sentido, a Cointelegraph indica que no primeiro trimestre de 2025 96,37 milhões de dólares em cripto foram roubados por prática de phishing. Além disso, mais 300 milhões foram desviados pela prática de Rug Pull.

Outras práticas de roubo de ativos digitais também apresentaram alta. Nesse sentido, destaque para golpes de buthering e operações na Huione. Esta é uma plataforma lançada pela família que governa o Camboja que muitos consideram a maior fonte de operações ilegais online.

O que aprender com esse panorama

Enquanto hackers roubaram 2 bilhões de dólares em cripto no primeiro trimestre de 2025, a Hacken compartilhou informações importantes. De acordo com o comunicado da empresa, hoje em dia não basta apenas um código on-chain seguro para os investidores.

É preciso reforçar a segurança de toda a infraestrutura de plataformas e corretoras. Para a Hacken, isso envolve desde interfaces de front-end até seus processos internos. A empresa chama a atenção de que os dados desse ano mostram que, basta um ponto fraco nesses locais para trazer riscos a todo o seu sistema.

Por fim, o levantamento realizado pela Cointelegraph mostra que, infelizmente, a indústria de golpes de cripto cresce cada vez mais. Como consequência, os roubos estão mais sofisticados e o risco se estende a todos os investidores e negociadores do criptomercado. Para quem detém ativos digitais, tomar todas as medidas de segurança é fundamental. Além disso, é fundamental nunca clicar em links suspeitos nem compartilhar informações pessoais sobre suas carteiras e contas. Muitas vezes basta apenas um pequeno detalhe nesse sentido para que haja ações criminosas bem-sucedidas.

Artigo anteriorInmetro usará blockchain para ação no agronegócio
Próximo artigoItaú cogita lançar uma stablecoin própria