ações estratégicas no Brasil

A BlackRock, maior gestora de ativos do mundo e referência de atuação no mercado cripto, vai desenvolver ações estratégicas no Brasil. A empresa está em um momento de negociação com os fundos de pensão dos brasileiros. Além disso, ela também vai ampliar e diversificar suas ofertas na bolsa por meio da criação de novos ETFs.

Panorama das ações estratégicas no Brasil da BlackRock

Em âmbito global, a BlackRock tem investido de forma consistente no criptomercado. Prova disso é o lançamento recente do token iShares Bitcoin ETP, seu primeiro produto baseado na principal criptomoeda do mercado, direcionado a países como Alemanha e França. E agora a empresa volta suas atenções para o Brasil.

Para trabalhar no mercado previdenciário do país, a BlackRock está desenvolvendo uma série de ações estratégicas. Em uma delas, a empresa está em busca de mandatos locais para gerir os recursos dos fundos de pensão, avaliados em 2,9 trilhões de reais. Dessa forma, ela poderá complementar o setor, adequando investimentos e negociações.

Além disso, a gestora planeja a criação de novos ETFs para o mercado nacional. Nesse sentido, a sua ideia é expandir ainda mais a participação de seus investimentos neste setor do país. Atualmente, ela detém 38% dos 46 milhões de reais investidos nesses fundos.

Empresa já está ativa no mercado brasileiro

Para além dessas ações estratégicas no Brasil de caráter futuro, a BlackRock já está presente no criptomercado do país. Em outubro de 2024, ela lançou, em parceria com a seguradora Mio Vinci Partners, dois fundos de previdência privada. Ambos estão baseados no desempenho do iShares Ibovespa Fundo de Índice (BOVA11) e tem taxa competitiva de 0,35% ao ano.

Um está com 70% do total inserido na Bolsa de Valores e 30% em títulos de renda fixa, focado no público em geral. O outro segue 100% o BOVA11, destinado a investidores qualificados. Esta é uma forma da empresa diversificar e ampliar suas operações no Brasil.

Vale lembrar que, além de estar ciente do momento promissor do criptomercado brasileiro, a gestora vive uma ótima fase. Além de seu iShares Bitcoin ETP, a empresa emplacou produtos semelhantes de sucesso nos EUA. Além disso, ela está em plena expansão no varejo europeu. Assim, é possível esperar que as ações estratégicas no Brasil da BlackRock tragam grandes resultados. E isso tanto para empresa quanto para os investidores do mercado nacional. De sua futura participação no setor previdenciário até diversificação de ETFs na bolsa, as perspectivas são bastante positivas.

Artigo anteriorNúmero de investidores em cripto supera o da bolsa no Brasil
Próximo artigoBanco Central anuncia política de monitoramento de criptoativos