Um levantamento realizado pela Binance em parceria com a Locomotiva e divulgado nesta quarta-feira (02), mostrou o panorama de investimentos em cripto no Brasil. De acordo com os dados, o número de investidores em ativos digitais já se iguala ao de fundos em território nacional. No total, cerca de 42% da população brasileira adota essa forma de investimento.
Como é o panorama de investimentos em cripto brasileiro?
A porcentagem de investidores em cripto de 42% é a mesma daqueles que apostam nos chamados fundos de investimento. O resultado mostra a tendência de criptomercado no país, sobretudo nos últimos anos. E para 20% dos entrevistados, o principal motivo para apostar nos ativos digitais é o seu potencial de alto retorno.
Em seguida, 13% dos entrevistados afirmam que a liquidez do criptomercado é um dos motivos mais importantes para investir. Por fim, 10% dos participantes atribuíram sua escolha a diversificação de seus portfolios e baixas taxas de manutenção.
Outro fato interessante é o perfil do investidor. 47% de quem investe em cripto é homem, e tem uma renda média acima de 10 salários mínimos. Além disso, a maior parte deles tem ensino superior completo. Para completar os dados da pesquisa, 66% dos entrevistados afirmaram que cripto é uma ótima forma de investimento. E 62% considera as exchanges seguras e confiáveis.
Mais detalhes interessantes da pesquisa
Mesmo com o panorama de investimentos em cripto positivo no país, ele ainda fica atrás da principal opção dos brasileiros. Cerca de 66% dos entrevistados que investem de alguma forma elegeu a poupança como o meio mais seguro e confiável para essa finalidade.
E na frente dos criptoativos, empatados com os fundos de investimento, há ainda outras duas opções que os brasileiros preferem. São elas: as contas de pagamento e rendimento, com a preferência de 55% da população e os títulos privados, com 50%.
Isso mostra que o criptomercado, embora em franca expansão no país, ainda enfrenta certa resistência. Mesmo assim, o setor brasileiro de cripto é considerado um dos que tem maior potencial em todo o mundo. Dados recentes da consultoria Triple-A confirmam essa hipótese.
Segundo seu estudo, o Brasil é o sexto país com maior número de usuários de ativos digitais. Cerca de 17,5% da população possui algum tipo de cripto. Já a pesquisa do panorama de investimentos em cripto foi conduzida pela Locomotiva a pedido da Binance. Para realizá-la, a empresa ouviu cerca de 1000 pessoas de todos os estados do país.