clientes da Coinbase perderam milhões

O final do mês de março trouxe uma situação preocupante para a Exchange. Clientes da Coinbase perderam milhões em golpes, principalmente nas últimas duas semanas do mês. O montante ultrapassa 46 milhões de dólares, e traz preocupações para os usuários da plataforma, que afirma estar tomando todas as medidas para evitar esse tipo de situação.

Como clientes da Coinbase perderam milhões com phishing?

Grande parte dos golpes realizados a partir dessa técnica visam enganar os clientes com uma mensagem falsa. A partir dela, os criminosos conseguem convencer as pessoas a enviar seus fundos a endereços de carteiras fraudulentos, que são quase iguais aos seus próprios endereços. No momento em que fazem isso, perdem instantaneamente sua reserva de cripto.

O pior golpe nesse sentido foi relatado no dia 28 de março. Na data, um usuário enviou uma quantidade de 400 bitcoins para uma carteira fraudulenta. A quantia equivale a cerca de 34,9 milhões de dólares, e se seguiu a outros pequenos roubos que juntos somaram 11,1 milhões de dólares. A medida tem preocupado os responsáveis pela Exchange.

Vale lembrar que, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, uma onda de ataques similares desviou mais de 65 milhões de dólares das carteiras de usuários da Coinbase. Nesse sentido, o maior problema é que esses crimes ocorrem devido a falta de atenção do próprio cliente.

Como a plataforma lida com essa situação.

Na medida que os clientes da Coinbase perderam milhões com esse tipo de golpe, a plataforma está investindo em informações. No último mês, ela divulgou uma nota aconselhando os seus usuários a adotar medidas extras de segurança. Isso inclui ativar a identificação em dois fatores, usar uma conta de e-mail específica para a Exchange e usar seu cofre para proteção extra.

Além disso, Jaclyn Sales, representante da Coinbase declarou que a empresa está averiguando a situação de roubo. Ela também tem se dedicado a avisar que a plataforma jamais pede para os clientes credenciais de login ou senhas, seja por ligação ou e-mail. Nesses casos, trata-se de uma ação clássica de golpe de phishing, que infelizmente tem uma alta taxa de sucesso.

Atualmente, esta é uma das práticas mais recorrentes de roubo de criptomoedas. Apenas em 2024, ataques com phishing resultaram em mais de 5,5 bilhões de dólares roubados apenas em Ethereum. Nesse sentido, exchanges de todo o planeta estão pensando em medidas e soluções conjuntas que permitam controlar esse problema da melhor forma possível.

Artigo anteriorCMN proíbe fundos de pensão investir em cripto no Brasil
Próximo artigoVolume de entradas líquidas do criptomercado supera saídas novamente