queda do bitcoin ultrapassa 10%

Mesmo diante de alguns dias positivos, nesta sexta-feira (21) o principal ativo digital do criptomercado voltou a cair. Como resultado, agora a queda do Bitcoin ultrapassa 10% em 2025, sendo que a criptomoeda não conseguiu segurar o teto de 85 mil dólares. O consenso dos especialistas é de que o momento é de pessimismo generalizado no mercado.

Queda do Bitcoin ultrapassa 10%: quais os motivos?

Ontem, a decisão do FED de manter as taxas de juros nos EUA tinha deixado investidores felizes. Afinal de contas, isso favorece ativos de risco, como é o caso do Bitcoin. No entanto, nas últimas horas a tendência de valorização para a criptomoeda se inverteu.

Há diferentes motivos para isso. Nesta sexta há o vencimento de 22 mil contratos de opções de Bitcoin, no valor de 1,83 bilhões de dólares, o que aumenta a volatilidade do criptoativo. Além disso, alguns analistas estão preocupados com o comportamento gráfico do BTC, que indica suportes mais baixos. Nesse sentido, alguns acreditam que ele pode cair para 70 mil dólares.

Somado a estes fatos há um profundo sentimento de pessimismo dentro do criptomercado. O Bull Score, índice que avalia o potencial de alta do BTC e a saúde geral dos ativos digitais, caiu para 20 pontos. Este é o valor mais baixo dos últimos dois anos.

Um ano de grandes desafios para o criptomercado

Uma análise feita pela CryptoQuant indica que, para o Bitcoin sustentar o valor acima dos 80 mil dólares, o Bull Score deveria estar acima de 60. Agora, tanto a instabilidade do criptomercado atual quanto o panorama econômico global prejudicam esses resultados.

Com relação ao último item, o Bitcoin atingiu seu maior nível de instabilidade em seis meses. Há diferentes aspectos que contribuem para isso. Entre eles, destaque para a guerra comercial deflagrada pelos EUA e condições globais de liquidez piores. Esses são fatores que acrescentam imprevisibilidade no comportamento do ativo digital, e contrariam previsões mais otimistas.

Desde que atingiu seu pico de 109 mil dólares no início do ano, o valor do Bitcoin já oscilou negativamente em 23%. No momento em que este texto foi escrito, a criptomoeda seguia abaixo dos 84 mil dólares, sem uma perspectiva de ganhos imediatos.

Assim sendo, aos investidores resta esperar para que o Bull Score chegue pelo menos aos 40%. Caso contrário, há uma forte chance da criptomoeda continuar perdendo valor, seguindo a atual tendência de incerteza que toma conta de toda a economia mundial.

Artigo anteriorRipple terá serviços de Liquidez sob Demanda no Brasil
Próximo artigoBrasil terá série de workshops sobre Bitcoin e blockchain