O Bitcoin acaba de atingir mais uma alta histórica de preço. Agora, a grande questão é saber se é o momento de comprar ou vender a criptomoeda. Por isso, trouxemos dados e estratégias para ajudá-lo a decidir melhor.
ATH: hora de comprar Bitcoin?
A alta histórica, conhecida como ATH, é geralmente um momento de realização de lucros para alguns investidores. Recentemente, uma baleia com mais de 80 mil bitcoins despertou, o que pode sinalizar uma possível liquidação.
Por isso, é preciso ter cautela. Mas tudo depende da sua estratégia.
Se você deseja apenas aproveitar a alta, então recomendamos comprar poucos bitcoins, pois o momento é de risco. Compre pouco e gradualmente – dessa forma, se o mercado cair, o risco estará reduzido. Além disso, deixe uma ordem de venda (stop loss) para diminuir ainda mais seu risco.
Quando comprar Bitcoin na ATH?
Contudo, se você está acumulando Bitcoin como estratégia de longo prazo e já compra regularmente porque acredita na tese, não há motivos para parar. E é exatamente isso que os investidores institucionais de longo prazo estão fazendo.
Por exemplo, o fluxo de dinheiro em ETFs de Bitcoin continua alto e, nos últimos 7 dias, foi positivo em mais de 500 milhões de dólares.
No mês, o fluxo é positivo em mais de 2 bilhões, segundo dados do Coinflows.
Outro ponto que devemos observar é o comportamento do varejo. Quando investidores comuns começam a entrar no mercado de criptomoedas buscando lucros rápidos devido à alta do preço, então é o momento de acionar as ordens de venda. Nos últimos ciclos de alta, esse comportamento se mostrou verdadeiro, tanto em 2017/2018 quanto em 2020.
Os dados do Google Trends indicam baixa procura do varejo. Portanto, esse momento de inflexão ainda não foi atingido.