Polícia Civil, junto com o MPF está conduzindo uma investigação de um possível golpe de investimentos em criptomoedas. Informações preliminares indicam que um homem de 24 anos enganou vítimas prometendo grandes lucros realizando trades no criptomercado. Denúncias foram registradas em Sorocaba, Ourinhos, Barueri, Campinas e Araras.
Detalhes do golpe de investimentos em criptomoedas
O suspeito é Mariano Augusto dos Santos Pontes, um trader de criptomoedas da cidade de Sorocaba. Ele atraia investidores com serviços de consultoria financeira e mentorias, com a promessa de aplicar técnicas de investimento para lucros altíssimos.
O principal meio de operação de Mariano eram as redes sociais. Ele tinha um grupo no Telegram chamado “Operação Cripto”, onde atraiu grande parte das vítimas. Na medida em que ele convencia as pessoas a realizar altos investimentos, não repassava os lucros e nem devolvia o dinheiro. A partir disso, denúncias começaram a surgir contra o trader.
Os primeiros boletins de ocorrência contra ele datam de outubro do ano passado. Na época, várias vítimas relataram não receber os lucros prometidos pelas operações de Mariano. Além disso, quando foram contatá-lo para reaver seu dinheiro, não conseguiram localizá-lo. Agora, até março de 2025, surgiram mais vítimas o acusando de um golpe de investimentos em criptomoedas.
Mais detalhes sobre a investigação
Mesmo sem comprovação definitiva do golpe de investimentos em criptomoedas aplicado por Mariano, as autoridades intensificaram o trabalho de investigação contra ele. Até o momento, são 20 boletins de ocorrência registrados por possíveis vítimas, mais 10 na Polícia Federal. Há ainda 19 processos contra o trader na esfera cível e três inquéritos estaduais em andamento.
Um levantamento preliminar com base nos depoimentos das dicas indica que Mariano roubou cerca de 10 milhões de reais. Agora, na medida em que as investigações continuam, o paradeiro do trader é desconhecido. A polícia não descarta um trabalho feito com cúmplices.
Nesse sentido, as autoridades trabalham agora para avaliar a extensão total dos crimes cometidos por Mariano. E de acordo com os investigadores, o golpe de investimentos em criptomoedas aplicado por ele segue uma premissa clássica: a promessa de lucros absurdos.
Assim sendo, a orientação geral para investidores que se sintam tentados a obter lucros expressivos é clara. As autoridades avisam para ficar longe de promessas que pareçam boas demais para ser verdade, porque provavelmente são. Dessa forma, é possível sair ilesos de golpes como os de Mariano, que apostam na confiança e na ganância de vítimas em potencial.