SubstituirRemoverAdicionar um resumo…
Mesmo após recuperar boa parte de suas perdas recentes última segunda-feira (03), o novo tombo do Bitcoin nesta terça-feira (04) está pondo tudo a perder. E assim como a sua alta, o motivo de sua nova desvalorização também tem a ver com o presidente Donald Trump. Isso porque, mesmo depois de anunciar uma reserva de criptomoedas nos EUA, sua guerra comercial com outros países está falando mais alto.
Contexto sobre o novo tombo do Bitcoin
Infelizmente, o hype das declarações de Trump sobre a reserva de cripto durou pouco. Apesar da alta superior a 20% que ocorreu ontem, horas atrás o atual presidente dos EUA confirmou as tarifas de importação sobre China, México e Canadá. Os países vizinhos terão que pagar 25% sobre suas exportações aos estadunidenses, e os chineses pagarão 20%.
Essas declarações afetaram não só o mercado financeiro como também o criptomercado. Como resultado, após o Bitcoin chegar ao teto de 92 mil dólares ontem, hoje ele já despencou para menos de 83.700 dólares. Trata-se de uma queda de valor superior a 10%.
Outro efeito que se seguiu a esta volatilidade foi uma nova liquidação recorde de criptoativos. Em 24 horas, o volume de negociação superou os 900 milhões de dólares em posições dentro do criptomercado. Tudo derivado das questões macroeconômicas envolvendo Trump e os EUA.
O que esperar daqui para frente?
Com esse novo tombo do Bitcoin, o panorama está mais volátil e incerto do que nunca. Afinal de contas, não é apenas o valor do Bitcoin que está despencando. Como principal ativo digital do criptomercado, ele também está pondo para baixo outras criptomoedas fortes, como o ETH, o XRP, SOL e ADA.
Como resultado, a tendência geral dentro do criptomercado é que seus investidores permaneçam cautelosos. O consenso geral, porém, é a necessidade de que o Bitcoin não caia abaixo da barreira dos 75 mil dólares. Isso porque, caso contrário, a correção do ativo digital será mais acentuada, empurrando seu valor ainda mais para baixo.
Seja como for, o clima dos analistas e investidores é de bastante apreensão. Os desdobramentos dos anúncios de Trump ainda não são totalmente conhecidos. Dessa forma, o criptomercado segue sujeito a grandes reviravoltas, sobretudo nas próximas horas.
O jeito é esperar para ver se há um jeito de conter o sangramento recente do mercado de ativos digitais. Até o momento, suas perdas são de mais de 200 bilhões de dólares de seu volume total, algo que traz uma tensão para todos ligados a ele.