entradas superam saídas no criptomercado brasileiro

O mundo dos ativos digitais experimenta uma recuperação após cinco semanas consecutivas de queda. As entradas superam as saídas no criptomercado brasileiro pela segunda semana seguida. Nos últimos cinco dias, o saldo positivo dos ativos digitais em território nacional totalizou 6,3 milhões de reais, segundo relatório da CoinShares.

Entradas superam saídas no criptomercado brasileiro: panorama geral

Na semana passada, o criptomercado global experimentou uma reversão em seu panorama negativo. Após fechar cinco semanas com mais saídas do que entradas líquidas, na última sexta-feira (21), seu montante de valorização somou 644 milhões de dólares.

No entanto, o Brasil já seguia na contramão da tendência global pessimista na semana passada. Na ocasião, as entradas líquidas do criptomercado brasileiro chegaram perto dos 24 milhões de reais. Embora os números da última semana sejam menos expressivos, eles confirmam a boa fase que o setor de ativos digitais nacional vive.

Dessa forma, no fechamento da última semana, cerca de 6,3 milhões de reais foram injetados no setor de cripto do Brasil. Com esse resultado, os ativos digitais do país agora têm um saldo positivo de 1,1 milhão de dólares no acumulado do ano. Esse montante pode parecer pouco expressivo, mas mostra uma consolidação cada vez maior das criptomoedas por aqui.

Outros destaques importantes sobre o assunto

De forma geral, assim como as entradas superam as saídas no criptomercado brasileiro, esse foi um fenômeno observado em vários países. Apenas os EUA, por exemplo, tiveram um aporte líquido de 636 milhões de dólares em cripto entre os dias 17 e 21 de março. Isso representa mais de 90% do panorama positivo do setor em âmbito global.

Falando especificamente de outros números em território nacional, o panorama é bem animador. Nesse mesmo período, os chamados Ativos Sob Gestão (AuM) acumularam um valor de 1,9 bilhão de dólares no Brasil. O resultado reflete aspectos como o uso cada vez maior de criptoativos no país e o avanço das discussões sobre sua regularização.

Assim como em outros países que tiveram saldo positivo, os bitcoins lideraram as entradas líquidas no Brasil na última semana. Além deles, fundos ETFs e stablecoins também tiveram uma participação expressiva no panorama positivo.

E, ao que tudo indica, a tendência de que as entradas superam as saídas no criptomercado brasileiro deve continuar ao longo desta e das próximas semanas. Isso se deve tanto ao momento de recuperação global quanto à consolidação que os ativos digitais vêm alcançando no país.

Artigo anteriorRegulamentação de cripto do Banco Central: co-fundador da Coinbase discorda da proposta
Próximo artigoAstropay terá serviço de carteira digital no Brasil