alta recente do Bitcoin

Nesta quarta-feira (19), o quadro de alta recente do Bitcoin colocou a criptomoeda novamente no patamar acima dos 84 mil dólares. Fatores como a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto dos EUA (FOMC), vem contribuindo para isso. Mas mesmo diante deste resultado, alguns analistas alertam para padrões técnicos na análise gráfica da criptomoeda.

Contextualização sobre a alta recente do Bitcoin

Após uma espiral de incertezas econômicas globais, o preço do Bitcoin finalmente parece ter se recuperado de sua instabilidade. E no momento em que seu gráfico diário está na média móvel de 200 dias, ele opera um pouco abaixo dos 84.500 dólares. Esse indicador técnico tem deixado alguns traders e investidores desanimados, sobretudo por sua importância.

Isso porque, esse período funciona como uma espécie de suporte, um ponto de resistência em qualquer mercado financeiro. Assim sendo, se essa tendência também se confirmar sobre o preço do Bitcoin, seu valor fica limitado a curto prazo. Isso dificultará novas altas nesse período.

O problema é que, ao que tudo indica, deve ser difícil para o criptoativo romper essa barreira psicológica e seguir um quadro de alta. Nos últimos dias o preço do Bitcoin chegou perto de fazer isso, mas não teve sucesso. Sua maior vitória recente foi conseguir mínimas mais alta, o que indica resiliência diante do período de turbulência que enfrentou.

Outro aspecto do criptoativo que requer atenção

Mais do que uma estagnação de preço, a alta recente do Bitcoin traz outro problema que se reflete em sua análise gráfica. Alguns especialistas indicaram uma questão técnica da chamada “cruz da morte”. Para quem não conhece o termo, ele se refere a uma tendência de queda.

O que o comportamento gráfico do criptoativo indica é que sua média móvel de 23 dias cruzou com a média de 200 dias para baixo. Nesses casos, analistas tradicionais defendem a tendência de perdas do ativo digital no curto e no médio prazo. E isso acontece enquanto o Bitcoin testa um nível de resistência importante, fato que preocupa ainda mais os pessimistas.

Seja como for, as próximas horas serão de grande importância para definir o futuro do preço do Bitcoin. Se ele finalmente encontrar forças para superar a barreira em que está a tendência é de que seu preço suba. Caso contrário, se os sinais técnicos do gráfico do ativo se concretizar, a expectativa é de ele caia. E isso trará um banho de água fria para o criptomercado em geral.

Artigo anteriorGolpe de investimentos em criptomoedas: autoridades investigam trader no Brasil
Próximo artigoBrasileiros preferem comprar stablecoins a Bitcoin, mostra estudo